segunda-feira, 4 de abril de 2011

Problema de Método para a Historiografia dos Povos Nativos da Terra Brasilis

Como superar a visão lusitana, holandesa e franco-germânica em uma perspectiva que recupere as raízes das culturas nativas e seus valores ancestrais? Trata-se da aquisição de um método de descrição investigativa, através do qual:

1) é preciso evitar a utilização genérica do termo “índio” ou “povos indígenas” aplicado aos diversos povos da Terra Brasilis

2) é preciso evitar o termo “negros” ou “escravos africanos” para referir-se aos membros de diversos povos tirados á força de suas terras e escravizado nessas terras; 

3) é preciso evitar o termo “brancos” para referir-se às etnias europeias que invadiram os territórios dos povos da Terra Brasilis, colonizaram ou exterminaram os nativos e pouco depois escravizaram por longos 300 anos os africanos; 

4) é preciso tentar superar alguns aspectos da interpretação euro-cristã das atitudes dos nativos;

Nessa busca e retomada da historicidade brasileira em suas origens estamos implicados já, porém, pela cultura e pela língua de origem eurocêntrica, para além da qual não se pode falar. Assim, essa retomada já é sempre miscigenada. Não constituiremos qualquer purismo nessa tentativa, mas quereremos ressaltar apenas aspectos das singularidades dos povos e etnias, e manter a atenção voltada para essas singularidades de seu ethos.
Não chamarei de caráter (tropos), mas de conduta (ethos) as características que os povos primitivos de nossa Terra esboçaram aos invasores, uma vez que o termo caráter traduz aspectos considerados mais estáveis do que o termo conduta, que exprime os aspectos mais circunstanciais de uma ação. Assim, importa pensar as atitudes próprias das ações dos nossos povos primitivos frente aos invasores à época da colonização, às quais são descritas por estes últimos, como conduta, e não propriamente como caráter, uma vez que elas se constituem em circunstâncias específicas de ação, que não precisam, necessariamente, serem consideradas de caráter permanente e estável. É claro que estas condutas podem também revelar traços do caráter a serem pensados, porém, em uma nova perspectiva. Quanto às descrições dos hábitos, estes certamente podem revelar traços do caráter de um povo específico ou de conterrâneos, que revelam a possibilidade de serem tomados como caráter de maior estabilidade.

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